Ao nascer o bebé encontra-se no auge da sua capacidade de desenvolvimento auditivo, capacidade essa que pode ser desenvolvida até ao seu potencial máximo ou que, em contrapartida, irá decrescendo se não for estimulada.
Fazendo um paralelo com a aprendizagem da linguagem, antes de começar a balbuciar e mais tarde a falar, o bebé é sujeito a vários meses de exposição à linguagem falada, familiar e não familiar ao longo do seu dia. Quando começa a experimentar a sua voz, procura imitar esse modelo que o rodeia e que o estimula a comunicar.
Todos nós sabemos o quanto seria prejudicial para um bebé não ouvir falar até ao seu primeiro ano de vida estar concluído deixando-o com repercussões para toda a sua vida na área da linguagem, expressividade, comunicação e relação humana. Assim o mesmo com a música.
Fazer música com bebés é expô-los desde que nascem a um ambiente musical rico, de qualidade, variado em tonalidades, métricas, timbres e estilos musicais, com vista à aquisição de um vocabulário musical e proporcionando um desenvolvimento auditivo na fase mais rica de aprendizagem da sua vida: dos 0 aos 3!
Sem comentários:
Enviar um comentário