segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O papel da Família



O QUE FAZER EM CASA?

Posso cantar muito para o meu bebé, dizer-lhe muitas lengalengas da minha infância ou das quais os meus avós ou pais se lembrem e nelas tentar nem sempre usar letra. Em tudo o que fizer, devo sempre ser expressiva/o (com a voz, cara ou corpo).

Posso fazer brincadeiras musicais com o bebé, das que oiço na aula, das que já conhecia e das que invento.

Posso embalá-lo ao som da minha voz ou de música de CD. Posso dançar para ele, com movimentos fluídos, usando o corpo todo e muita imaginação.

Posso dar-lhe a ouvir com frequência música de qualidade, variada em estilo e em timbre, com faixas de curta duração. Devo sempre evitar a chamada “música para bebés”, pois normalmente é pobre em tonalidades, métricas e harmonias.

O meu bebé pode e deve ouvir música para adultos, desde que se sinta bem e reaja com agrado. Quanto mais contrastante e variada for a música que ouve, melhor para o seu desenvolvimento audiativo.

Posso também cantar o que ouvi na aula dessa semana e ficou no meu ouvido. O que importa é que estabeleci essa comunicação com o meu bebé e cantei para ele com prazer e entusiasmo. E isso ele nunca mais esquece!

Sem comentários: